Entender o pensamento focado e difuso é importante para o aprendizado, mas saber sobre o nosso cérebro pode nos dar uma grande vantagem quanto o assunto é aprendizado. Então, separei aqui alguns fatos importantes sobre nosso órgão mais importante e sobre o processo de aprendizagem.
#1
O cérebro humano pesa cerca de 1 quilo e 360 gramas e consome dez vezes mais energia em relação de peso com os outros órgãos do corpo. Ele é com sobras o que temos de mais complexo no universo. Nossos pensamentos, alegrias, medo, conhecimento e esperança, estão todos nos neurônios, dentro desse sistema.
#2
Nós humanos nos gabamos pelo fato de termos capacidade para varias coisas como: estudar, entender matemática, jogar xadrez, analisar números e estratégias. Nos gastamos milhares de horas para adquirir tais capacidades, mas para adquirir esses conhecimentos listados, um computador ou tablet são muito melhores que nisso que nós. Só que para outras habilidades que para nós humanos parece ser trivial, como correr, enxergar e ouvir, são muito mais complexas que pensamos. E, até o momento, inalcançáveis para as maquinas, comparando o o nosso nível de execução.
#3
O cérebro humano é o computador mais poderoso do mundo e tem uma velocidade de processamento de dados de mais de 3 mil GHz. O impulso nervoso viaja a uma velocidade superior a 400 km/h e quando tocamos em algo, nós enviamos uma mensagem para nosso cérebro a uma velocidade de 200 km/h. Para se ter uma idéia, cada neurônio cerebral tem de 1 mil a 10 mil conexões com outros neurônios e é isso que torna possível que haja cerca de 10 trilhões de conexões. Entendeu porque ele é tão importante?!
#4
Como um papel em branco, o cérebro muda. Muito do que fazemos a medida que vamos vivendo se torna automático, inconsciente. Psicólogos que estudam essa área descobriram que essas influências incluem processos difíceis: memória, emoções e motivação. E o que nós temos conhecimento apenas de uma pequena fração de toda a atividade no cérebro.
#5
Você não é a mesma pessoa que era após uma noite de sono ou até mesmo uma soneca.
É como se você fosse dormir com um cérebro e acordasse com uma atualização. Só que não é igual a atualização do seu celular ou computador, é melhor. Se aproveite dessa informação e valorize seu sono!
#6
Um estudo com estudantes de Nova Iorque mostrou que aqueles cujas refeições não incluem ingredientes artificiais, ou aqueles corantes e conservantes tiveram o desempenho 14% melhor em testes de QI do que os que comem alimentos com esses aditivos. Quer motivo melhor que essas evidencias da influência de uma boa alimentação nos seus resultados?
#7
A National Training Laboratories, também conhecido como NTL Institute é um centro americano de psicologia comportamental sem fins lucrativos e fez um estudo onde especialistas criaram a pirâmide da aprendizagem, que mostra o índice de retenção de conhecimento. Nele, é possível ver quais são as melhores formas de se reter um conhecimento ou informações especificas.
Se a piramide realmente funciona? Pouco importa! Atenção aqui é para entender que temos varias formas de aprender, você só precisa descobrir como você aprende mais rápido.
Está com dificuldade em algo? TESTE UM NOVO MÉTODO!
#8
Seja constante, aprender todos os dias um pouco é muito melhor do que tentar aprender tudo de uma vez. O seu cérebro não conseguirá reter todas informações necessárias em uma noite de estudo. Quanto mais você estuda, melhor seu cérebro processará as informações
#9
Quanto mais proativo você for no processo de aprendizagem, melhor será. E quanto mais passivo for o aprendizado, menor será o seu resultado. Então, é necessário se envolver com o conteúdo, não fique apenas lendo passivamente algo.
#10
Lembra da Princípio de Pareto? É aquela que diz que 80% dos nosso resultados vem de 20% do nosso esforço. Pois é, ela também serve para o aprendizado! Então é necessário descobrir aquilo que entrega o maior resultado na habilidade que você procura, domine os fundamentos essenciais.
#11
Lembra da produção em etapas do Fordismo? Quando Ford desmembrou cada parte da produção do carro, ele ganhou em produtividade, deixou o processo mais mecânico e rápido. Então, ideia é a mesma para o aprendizado, não tente fazer tudo de uma vez, estude por etapas para conquistar melhores resultados e aproveitamento.
#That’s All Folks
Enfim um time titular de informações, curiosidades e insights sobre nosso cérebro e aprendizagem.