Procrastinação é um problema comum, afinal, trabalhar/estudar em algo significa abrir mão de diversas coisas que gostamos de fazer. E quando priorizamos só o que gostamos em relação ao que é preciso, a procrastinação aparece. Deixamos para depois aquilo que que é importante, mas desinteressante e fazemos algo bom, mas pouco importante. Para alguns é algo pequeno, para outros é um problema tão grande que afeta todas as áreas de sua vida.
É claro, as vezes temos coisas que realmente não queremos fazer, e quando isso acontece ativamos algumas áreas do nosso cérebro que estão relacionadas a dor. Esse é o nosso cérebro buscando uma forma de nos fazer parar. Ele envia um estimulo negativo que acontece de forma natural para que você mude sua atenção para algo mais prazeroso.
O SEGREDO
Mas há um “grande segredo” por trás desses estímulos: Uma hora eles param. Pesquisadores descobriram que não muito tempo depois de ter começado a fazer algo que não gostavam o tal estimulo negativo desaparecia. Ou seja, a diferença das pessoas desistem para as que continuam é o tempo.
Deduziu-se então o que ocorre quando procrastinamos:
Ao começar, surge há o eminente desconforto, começamos a ficar bastante incomodados. Instintivamente, nossa primeira reação é fazer o incomodo desaparecer. Então, nos afastando do que o causa e procuramos algo mais legal. Inicialmente até ficamos mais felizes, mas não é algo permanente.
Mas como diminuir a procrastinação e produzir mais?
Seria esse o momento em que muitos ofereceriam uma formula milagrosa, mas não será assim dessa vez, até porque não existe nada mágico para te ajudar a aprender ou fazer algo desconfortável e importante. A nossa sorte é que existem técnicas e ferramentas que podem nos auxiliar, e uma dessas ferramentas se chama POMODORO.
MÉTODO POMODORO
Isso mesmo, pomodoro, o mesmo que tomate na Itália, é uma ferramenta inventada nos anos 80, onde tudo que você precisa para executa-la é marcar o alarme para 25 minutos, se afastar das distrações, colocar aparelhos no MODO AVIÃO (celulares, internet, notificações) e se concentrar no necessário. SIMPLES!
TODO MUNDO consegue se concentrar por um tempo pequeno, por isso 25 minutos. É depois disso, você se dê uma recompensa: Um sanduba legal, 10 minutos da sua série preferida, usar o Instagram ou até um chocolate. Essas pausas são importantes e necessárias para que o seu cérebro seja recompensado e permite que você tire o foco do desconforto que estava passando nos últimos 25 minutos.
Academia do cérebro
Essa é uma técnica eficaz e muito parecida com uma academia, só que mental. Você estressa seu corpo por um período de tempo (mentalmente, no caso) e logo depois você tem um ganho de relaxamento. No longo prazo, ganha a conclusão de um objetivo desconfortável. Não estou dizendo que isso é fácil, ou que irá funcionar para você. É apenas mais uma ferramenta para adicionar ao seu arsenal.